Artigos

Participação em Conselhos de Administração

O cenário econômico atual tem evidenciado uma forte concentração das
empresas sob o controle de poucos grupos empresariais ou mesmo indivíduos, o que torna as empresas mais complexas em termos de suas estruturas e processos.

Como conseqüência de colapsos significativos de corporações desde os anos de 1990, e novamente no começo deste século, as empresas descobriram o conceito de Governança Corporativa.

É nesse contexto que encontramos a importância do Conselho de Administração em uma empresa, como órgão encarregado não apenas de auxiliar a diretoria na elaboração das estratégias, mas também de definir, orientar e supervisionar os executivos quanto aos parâmetros de valores a serem considerados na definição dessas estratégias.

O Conselho de Administração encontra-se no contexto da
Governança Corporativa.

Segundo o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – a Governança Corporativa é “o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal.

As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.” (IBGC, 2004).

Neste contexto, a Capital Finance mantém equipe de profissionais, com experiência suficiente e comprovada, habilitados a participarem ou organizarem Conselhos de Administração já formados ou em formação.